O que você acha de a sua residência poder ganhar um piso bonito e em prazo recorde, para que você possa usá-lo o quanto antes? Gostou da ideia? Estamos falando de um piso vinílico ou laminado. A instalação de ambos é rápida, porém existem algumas diferenças entre eles que você precisa saber.

O que é o piso laminado?

Para facilitar a compreensão entre as diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico, vamos primeiro olhar para as características de cada uma dessas opções de revestimento.

O piso laminado é produzido a partir de HDF, um painel de madeira de alta densidade com um tipo de adesivo para dar um melhor acabamento à instalação sem grandes investimentos de tempo. 

Também há a opção do piso clicado, que é instalado a partir de réguas encaixadas umas nas outras por meio de um “click”.

Ele oferece um aspecto estético e térmico semelhante ao da madeira, com o diferencial de ser consideravelmente mais econômico. Contudo, assim como nos pisos de madeira, é fundamental tomar cuidados parecidos para evitar riscos que prejudicam a aparência do material. 

O que é o piso vinílico?

Produzido a partir do PVC, um plástico também conhecido como vinil, o piso vinílico também oferece opções de encaixe e de cola na instalação.

Seu material garante resistência e alta durabilidade, além de oferecer um bom desempenho acústico e térmico. Ou seja, é o revestimento perfeito para praticamente todos os ambientes internos.

Inclusive, ele é uma ótima opção para quartos de crianças, já que ele proporciona um acabamento bem macio com conforto térmico e estético por um preço reduzido. 

O piso vinílico pode ser instalado sobre cerâmica, porcelanato e cimento queimado. Mas lembre-se: todas essas superfícies devem ser impermeabilizadas, reguladas e niveladas antes do processo. 

Como é a instalação desses pisos?

Enquanto o piso laminado permite imperfeições de até 3 milímetros, o piso vinílico pede um contrapiso totalmente nivelado para uma instalação de sucesso. Isso não significa que a instalação será muito mais complicada que a do piso laminado. 

Quais são as diferenças entre piso laminado e piso vinílico?

Agora que já pudemos conhecer melhor as diferenças e similaridades entre os pisos laminados e vinílicos, vamos revisar todos os benefícios que cada um dos revestimentos pode oferecer à sua obra?

Benefícios do piso laminado:

  • Excelente sensação térmica;
  • Baixa manutenção;
  • Ótima durabilidade;
  • Instalação rápida e limpa;
  • Várias opções de cores e acabamentos;

Benefícios do piso vinílico:

  • Confortável ao pisar;
  • Excelente sensação térmica;
  • Baixa manutenção;
  • Ótima durabilidade;
  • Maior conforto acústico;
  • Instalação fácil;
  • Várias opções de cores e acabamentos;

Aprenda como limpar cada tipo de piso:

A limpeza do piso vinílico deve ser feita com uma vassoura de pelo ou cerdas macias, seguida de um rodo com pano umedecido. A limpeza mais profunda pode levar água e sabão neutro, não esquecendo que esse tipo de piso não pode ser submerso.

Já o piso laminado pode ser limpo tanto com a vassoura de cerdas macias quanto com aspirador de pó, desde que com o bocal correto (aquele com rodinhas). Você pode finalizar a limpeza com um pano úmido com sabão neutro ou cera para laminados. As manchas podem ser combatidas com álcool ou detergente.

Escolha em quais ambientes instalar os pisos:

Conforme citamos no tópico três, o piso vinílico não pode ser exposto ao sol intenso e muito menos ser instalado nas áreas úmidas. O ideal é que a instalação do piso vinílico seja feita nos quartos, escritórios e bibliotecas.
O piso laminado é mais versátil, pois além de poder ser instalado nas mesmas áreas em que o piso vinílico, ele dá um toque a mais de sofisticação. É indicado também para instalação na sala e, da mesma forma que o vinílico, você deve evitar colocá-lo nas áreas molhadas. O piso laminado ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante e com a temperatura correta.

Galeria de fotos

Seta-Baixo-ClipArt-Png-1024x1024-removebg-preview
Faça seu Orçamento