Cuidar do acabamento de uma obra é essencial para conseguir um visual bonito e alinhado com o objetivo desejado. Além disso, é preciso considerar a necessidade de incorporar elementos que tornem o espaço adequado, como os revestimentos sustentáveis. Entre as alternativas, o rodapé de poliestireno se destaca.
Essa opção garante um visual interessante e traz outras vantagens. Por isso, se você estiver construindo ou reformando, vale considerar esse produto.
O poliestireno nada mais é que o isopor como conhecemos. Esse item pode ser reaproveitado e transformado em diversos componentes — inclusive, em um material de construção sustentável.
PRINCIPAIS VANTAGENS
- SUSTENTABILIDADE: Como já foi citado, estes rodapés podem ser reciclados, tornando-os produtos mais sustentáveis.
- RESISTÊNCIA À ÁGUA E UMIDADE: Diferentemente de outros rodapés, como por exemplo os de madeira, os rodapés de poliestireno podem ser aplicados em ambientes com umidade, tais como lavanderias, cozinhas, espaços gourmet e banheiros, graças a sua resistência à água e umidade.
- RESISTÊNCIA CONTRA CUPINS: O poliestireno é resistente contra cupins e insetos em geral, enquanto rodapés de madeira precisam receber um tratamento especial para combatê-los.
- PASSAGEM DE FIOS: Existem modelos que permitem a passagem de fios de eletricidade e de internet, podendo assim melhorar o aspecto do ambiente onde é instalado. Este recurso também pode ser encontrado em outros tipos de rodapé.
- VERSATILIDADE: Podem ser instalados em diversos tipos de superfícies tais como alvenaria, paredes de gesso, drywall, laminados, entre outras.
- VARIEDADE: Possuem uma ampla variedade de modelos, com ou sem frisos, alturas distintas, diversas cores e tonalidades, e ainda podem ser pintados com a cor desejada por você. Isso permite que eles sejam aplicados em praticamente todos os tipos de ambientes e se adéquem à maioria dos projetos.
- DURABILIDADE: O poliestireno é um material de grande resistência, alguns fabricantes informam que sua duração é superior a 50 anos.
- FÁCIL DE INSTALAR E LIMPAR: Para efetuar a limpeza basta um pano úmido e detergente neutro. Além disso, a instalação é bem simples, na maioria das vezes utilizando colas específicas.
QUAIS AS DESVANTAGENS DO RODAPÉ DE POLIESTIRENO?
Não podem ser instalados em áreas externas, isso porque a alta incidência de sol pode ocasionar mudanças de coloração no produto e podem diminuir sua vida útil.
CONCLUSÃO
Se você pretende utilizar o rodapé em uma área interna, seja ela residencial ou comercial, os modelos de poliestireno são uma excelente escolha, pois oferecem diversas opções de alturas, cores e tonalidades. São ecologicamente corretos, duráveis e resistentes a cupins. Todos esses benefícios explicam o motivo do crescimento e da utilização deste tipo de produto.